quinta-feira, 26 de março de 2009

Mundo Novo... Neomecanicismo

Estaríamos nós, seguindo os passos de nosso admirável escritor Aldous Huxley?
A modernidade tecnológica nos assusta em certos aspectos, mas em outros consideramos como algo normal da evolução científica. Penso ter avançado a tal ponto, que a "profecia" de Huxley já esteja aplicada aos meus processos mentais (e deixo claro aqui, que em nenhum momento fui influenciado por tal autor, apenas estou ligando os pontos de minha "vida" com suas idéias).
... agora fazendo algumas interpretações de acordo com o livro "Admirável Mundo Novo"...

Estamos inconscientemente nos tornando máquinas ao longo do tempo... Os sentimentos já não mais existirão (ou pelo menos serão bloqueados a ponto de nem os perceber).
Para aqueles que acreditavam que as máquinas dominariam o mundo, posso em certo ponto concordar, pois somos máquinas, seremos máquinas, controlaremos máquinas. Seremos adeptos do mecanicismo, voltaremos em épocas onde já se "previa o futuro" (o objetivo dos filósofos era desvendar o passado e presente, mas acabaram pregando o futuro).
Não ligaremos mais para o sobrenatural, não haverá religião, não haverá opções, não haverá...

Seremos talvez seguidores de um deus... Não esse deus que "salva" vidas, esse deus que liberta, esse deus intransponível que regula vida e morte (e isso não se pode afirmar, pois é só considerar o suicídio)... mas do Deus máquina, um Deus que não carne osso, mas pelo menos concreto. Esse é o Deus que pode criar vidas, salvar vidas, dar rumo a novas e velhas vidas... (claro, se louvado com cuidado e não para a destruição, afinal, o que se busca é a "estabilidade").

Este será nosso futuro... nos tornar máquinas que fabricam máquinas, que por sua vez serão louvadas como divindades... Uma nova Era se cumprirá, a Era Neomecanicista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário