quinta-feira, 26 de março de 2009

Uma vida... um princípio... um destino e um fim...

Vivemos de fantasias e de sonhos, vivemos nos escondendo por entre máscaras, atravessando paredes e ao mesmo tempo aprisionados... Somos livres? Talvez a liberdade não seja um conceito que apreendemos de forma correta. Geralmente não o entendemos como um princípio onde há imposição de limites, de regras... mas sim, como uma vazão da "alma", como se fosse possível fazer tudo o que quizéssemos. Mas não é bem assim que funciona, e você, leitor, há de concordar neste aspecto: somos movidos pelo sistema. Um sistema de regras morais, de leis, de costumes e mesmo que furemos algum desses construtores, outro fator qualquer nos aprisionará.


E a Liberdade da consciência? Ah... essa nos dá o gostinho de pensar em qualquer coisa... Somos livres para pensar então? Todo o conhecimento adquirido ao longo da vida advém de uma constante alteração de sínteses, ou seja, teses que propoem anti-teses que acabam por sintetizarem-se e transformam-se novamente. São experiências pessoais (adquiridas com o meio) que se juntam com uma cultura que por sua vez o faz pensar. Pensar? Ou apenas relacionar as vivências do ambiente?


Vai aí um conselho um pouco mais "dramático" se você acredita em destino.
Você não tem liberdade e é melhor que retire essa palavra de seu vocabulário, pois só o torna mais confuso e o estimula a uma busca sem sentido...
VOCÊ NÃO É LIVRE...
Para que viver...? Bom... uma boa pergunta... talvez porque não tenha uma escolha, talvez porque "não exista uma escolha".

8 comentários:

  1. Senhor... Tive que ler duas vezes para entender, um pouco redundante eu diria. O legal é a forma de expressão, isso vale a pena. Sobre o destino e sobre não termos escolha eu descordo. Temos escolhas sim, e isso é o que nos faz ser diferente um dos outros...e uma das diferenças é a forma de pensar.
    Continuem, muito bom.
    Beijoss
    Lari

    ResponderExcluir
  2. A nossa liberdade perde sentido, quando vc "acha" que não tem outra escolha uú

    Mas concordo com vc até certo ponto. Sim a nossa liberdade é castrada pelo sistema, mas só porque aceitamos que assim seja. Somos levados a "pensar" que não tem outra escolha.

    uehuehueheuheu doido pensar nisso, confunde um pouco xD
    o texto ta bem escrito, parabéns!

    ps.: A palavra liberdade pode ter peso e significado diferente para pessoas diferentes. Então a minha liberdade pode ser diferente da tua.
    ;D

    ResponderExcluir
  3. concordo com o joão ali, medo! mto medo
    aoiueaeuiauaoiae

    ResponderExcluir
  4. Brincadeira, bem escrito o texto =]

    N sei se concordo com tdu >.> mas tá bem escrito xP

    ResponderExcluir
  5. Faço das palavras da Lari, as minhas
    "Temos escolhas sim, e isso é o que nos faz ser diferente um dos outros...e uma das diferenças é a forma de pensar."
    Cada um têm sua forma, seu conceito de liberdade. Não liberdade total, essa ninguém têm, pois vivemos numa sociedade, mas há liberdade e com certeza já experimentamos dela em vários momentos de nossa vida.
    E não tenho certeza sobre destino e pra mim liberdade têm muito sentido e se realmente haver um "destino", creio que nós mesmos o fazemos, que somos LIVRES pra isso.

    ResponderExcluir
  6. a liberdade, é tu mesmo quem faz! Se tu não acreditar que ela existe, vais acabar sem escolhas realmente.

    ResponderExcluir